O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO MEIO DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO NO ENSINO DO DNA

Autores

  • JÚlia Oliveira Grombone de Vasconcellos
  • Rafael Guimarães Gomes Silva
  • Denise Cavalcante Hissa

Resumo

Os modelos didáticos são instrumentos importantes para o processo de ensino-aprendizagem, visto que, oferecem aos discentes uma percepção maior e mais visual do objeto de estudo, facilitando o entendimento de diversas estruturas estudadas, principalmente quando tais estruturas são minúsculas e complexas, como a membrana plasmática, DNA, cloroplastos e mitocôndrias. No caso de estudantes com baixa visão, o uso desses modelos didáticos, de forma adaptada, com diferentes texturas e cores vibrantes, se torna essencial. Também oferecem uma visualização melhorada, e, portanto, mais facilitada e entendível do objeto de estudo, consequentemente atuam na inclusão e acessibilidade desse público no espaço educacional, meio em que, infelizmente, muitas vezes são esquecidos. Diante disso, o presente trabalho foi desenvolvido a fim de auxiliar tais estudantes com baixa visão, neste projeto em específico, no estudo da estrutura do DNA. Portanto, foi confeccionado um modelo didático adaptado, utilizando biscuit para sua estrutura base e EVA para as partes sensoriais, atribuindo-se formas e cores distintas para cada base nitrogenada que a compõem. As cores usadas foram de tons fortes e bem destacadas, com o intuito de serem facilmente visualizadas e distinguíveis. Ademais, adicionou-se uma legenda em braille com os nomes e explicações referentes a cada base nitrogenada que compõem a estrutura do DNA, associados à sua respectiva coloração e padrão sensorial atribuído. Com isso, espera-se providenciar um modelo de suporte aos estudantes de Biologia Celular e Biologia Molecular, planejando sua aplicação prática em sala de aula assim que existirem condições viáveis para tal.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência