O USO DE MODELOS GRÁFICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO ENSINO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
Resumo
Os dois semestres do ano de 2020 foram realizados durante um momento peculiar e muito sensível a todos, em razão das dificuldades pessoais, materiais e de acessos às informações causadas pela pandemia da Covid-19. No intuito de melhor guiar os alunos da disciplina de Projeto Arquitetônico 2 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC na produção dos seus trabalhos, em que as aulas e orientações foram ministradas por meios remotos, elaboraram-se modelos gráficos - que são exemplos a serem seguidos - feitos pelos professores e monitores da disciplina, que serviram como guias para as produções semanais dos alunos. Propõe-se estudar com mais afinco o impacto desses modelos gráficos, observando um contexto pandêmico em que os estudantes estão em condições distintas de estudo, cada um em sua casa e com o seu equipamento, e em que as aulas são dadas por meios remotos, dificultando a relação de proximidade necessárias entre professor-aluno para a elaboração de um projeto arquitetônico até o nível de anteprojeto. É proposto que, por meio de análises dos progressos alcançados por esses produtos semanais, pela elaboração de formulários de pesquisa com a turma, diálogos consultando os professores e os alunos da disciplina, alcance-se uma conclusão sobre esse impacto e observem-se os resultados quanto à melhoria da realização da disciplina. Espera-se avaliar a eficácia da produção dos modelos gráficos através de perguntas direcionadas, tais como: essa experiência foi positiva ou negativa para os alunos em relação a outros métodos? Os trabalhos ficaram limitados no sentido de diversidade? Essa metodologia conseguiu servir de guia para os trabalhos? O quão exaustiva ou produtiva foi a produção semanal? Conclui-se que há um objeto de pesquisa interessante e inédito nas cadeiras de Projeto Arquitetônico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC e que mostra-se de valor para compreender essa ferramenta, inclusive com possíveis repercussões para o ensino presencial.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.