O USO DE MODELOS PARAMÉTRICOS NO ESTUDO DE TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS

Autores

  • Izabel Souza Vasconcelos
  • João Pedro Deodado Barreto
  • Carlos Eugenio Moreira de Sousa

Resumo

Quando de trata do uso de ferramentas computacionais no âmbito da Arquitetura, Urbanismo e Design, o ensino costuma estar voltado à ampliação do vocabulário formal com a concepção e materialização de formas complexas, o que se distancia de aplicações mais diretas em contextos de Sul Global. As disciplinas de Espaço e Forma, dadas no início dos cursos do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD), que buscam explorar as dinâmicas da ideia computacional, passam atualmente por uma reformulação para que possam abordar aspectos do processo de formação de objetos em diferentes escalas, apontando para o uso de modelos digitais no estudo de tipologias. Então, visando produzir material de caráter didático para servir de base às práticas de sala de aula, o presente trabalho aborda o potencial da construção de algoritmos como método de representação de processo. Para tanto, são catalogadas algumas obras do repertório modernista e as mesmas são estudadas do ponto de vista compositivo, apontando sua estrutura formal e gerando visualizações do seu processo de criação, propondo comparações entre os elementos do corpus de análise. Todo esse processo é realizado com base na composição de algoritmos usando a plataforma Rhinoceros/Grasshopper com base nas lógicas compositivas estudadas. Como resultados diretos, são apresentados diagramas resultantes das análises formais e imagens de modelos tridimensionais gerados a partir dos algoritmos criados. Por fim, discute-se seu potencial não só como ferramenta de apoio aos estudos de criação, mas também como apoio a estudos do âmbito da Teoria e História, onde estilos históricos podem ser estudados através dessa abordagem. Este trabalho está dentro do quadro de um Projeto de Iniciação à Docência que busca apoiar as disciplinas supraditas, sendo financiado por edital da Pró-Reitoria de Graduação, a quem os autores agradecem pelo privilégio de bolsas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência