O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DISCIPLINA DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO NO SEMESTRE 2020.1

Autores

  • Victoria Vasconcelos Freitas
  • Brenda Oliveira Rocha
  • Antonio Geraldo Ferreira

Resumo

Diante da pandemia de COVID-19, a UFC necessitou adaptar as aulas e conteúdo de cursos presenciais para a modalidade remota, sendo um grande desafio para docentes e alunos. No semestre letivo de 2020.1, a monitoria da disciplina de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, do LABOMAR, com parte teórica e prática, adaptou-se à situação, usando recursos digitais para garantir que a turma acompanhasse o conteúdo ministrado. As aulas online foram realizadas com o Google Meets e seu conteúdo, postado pelo professor no SIGAA. O Google Forms serviu para acesso da turma às listas de exercícios e às atividades práticas, que antes eram feitas no laboratório de informática com apoio presencial. Visando estabelecer contato direto com os alunos, foi criado um grupo no WhatsApp para debater/tirar dúvidas de forma assíncrona, e isto os estimulou e serviu como canal para fomentar o aprendizado. As listas de exercícios, para consolidar conceitos importantes, tinham questões, na maioria objetivas, auxiliando o processo de avaliação. Foram quatro listas com adesão de pelo menos 70% dos 25 alunos, que podiam consultar suas respostas ao terminar de responder os formulários. As atividades práticas foram desenvolvidas com tutoriais escritos/vídeos, feitos pelas monitoras para ajudar na execução de funções básicas do Geoprocessamento no software Spring do INPE. Os alunos foram instruídos a: instalar o Spring; baixar imagens de satélites de plataformas gratuitas; fazer composições coloridas com bandas espectrais, salvar as imagens geradas; executar operações aritméticas no programa e georreferenciar imagens do Google Earth. Aqueles com dificuldades ao executar as atividades por problemas com internet ou no computador, contaram com ajuda das monitoras. De três atividades práticas: 62,5% fizeram todas, 20,8% duas, 8,4% uma e 8,3% nenhuma. A participação da turma, apesar dos obstáculos, foi satisfatória, resultado refletido na pontuação da avaliação institucional do desempenho docente: 4,88.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência