O USO DE VÍDEO-AULAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • JosÉ Gabriel Medeiros Souza
  • Daniel Barboza Guimaraes

Resumo

Adiante da situação de isolamento social, enfrentada atualmente, diversos alunos e professores, em todo o mundo, passaram a se reunir de forma virtual. Sendo assim, a presente pesquisa, de natureza descritiva, foi realizada com o intuito de se entender a importância e o impacto da utilização de videoaulas, para a assimilação de conteúdo, no ensino da matemática entre os alunos de matemática aplicada a administração I, no período da pandemia. Seu principal objetivo é expor a importância da utilização de videoaulas como prática de ensino, mostrando que esta ferramenta já é bastante utilizada pelos alunos de todo o Brasil. A pesquisa perpassou todo o período de pandemia e foi essencial para que se entendesse o que os alunos e professores pensam sobre a utilização de videoaulas. Nesse sentido, os questionamentos acerca das videoaulas, analisadas sob o ponto de vista de diversos alunos e professores, resultarão em subsídios capazes de se tentar melhorar o uso desta ferramenta e, se possível, eliminar o mito que se tem acerca da ineficiência desta forma de exposição de conteúdo. Em um primeiro momento, aborda-se a utilização da videoaula como forma legítima de ensino, apresentando o preconceito que se tinha por essa modalidade, até a chegada da pandemia. Na segunda parte da apresentação serão disponibilizados dados gerais acerca do crescimento do ensino não presencial nos últimos anos, mostrando ainda as possibilidades de utilização deste modelo tanto de forma síncrona como assíncrona, com exemplos práticos utilizados nas monitorias. Por fim serão disponibilizados alguns relatos colhidos com alguns alunos e professores que usufruíram diretamente dessa ferramenta.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência