O USO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO DE APOIO AO ENSINO DE ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA: RESULTADOS PRELIMINARES
Resumo
Introdução: Com a pandemia de COVID-19 e o distanciamento social, as instituições de ensino tiveram que enfrentar o desafio de otimizar seu processo de educação de diversas formas. Uma estratégia de disponibilizar conteúdo de forma assíncrona é o uso do vídeo, uma ferramenta de ensino com grande potencial educacional. Objetivo: Desenvolver vídeos de curta duração contendo a representação de técnicas fisioterapêuticas como estratégia de monitoria à distância. Metodologia: Estudo descrititivo do desenvolvimento de vídeos sobre técnicas ministradas no módulo de Recursos Fisioterapêuticos Manuais e Mecânicos (RFMM) do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os vídeos foram desenvolvidos por dois monitores da disciplina com o apoio de um aluno auxiliar para a gravação, utilizando roteiros pré-existentes da disciplina. O monitor 1 representou o paciente e o monitor 2 representou o terapeuta. Num primeiro momento foram descritas a posição do paciente, em seguida a posição do terapeuta e por fim a foi realizada a técnica com uma narração do passo a passo detalhado. Após finalizada a gravação e edição, o material passou por revisão dos professores responsáveis. Em seguida os vídeos serão disponibilizados para os discentes pela plataforma do próprio módulo no YouTube. Resultados: Foram desenvolvidos, até o presente momento, 9 vídeos curtos abordando técnicas de liberação miofascial e inibição posicional. Cada vídeo abordou as técnicas de forma objetiva em no máximo 5 minutos. Todos os vídeos estão em fase de ajustes para serem disponibilizados aos discentes. Conclusão: Os vídeos curtos sobre as técnicas são ferramentas assíncronas de acesso livre pelos discentes. O próximo passo será verificar os acessos e a opinião dos discentes sobre o uso de vídeos como instrumento de ensino-aprendizagem para a disciplina de RFMM.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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