O USO DO ARDUINO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
A experimentação tem caráter primordial no ensino de física, fazendo parte do método científico e servindo para reforçar, revisar e comprovar os conceitos apresentados aos alunos em sala de aula. Com o avanço da tecnologia, se tornou cada vez mais fácil e acessível a utilização da robótica na implementação, reformulação e inovação dos experimentos físicos que são praticados por alunos tanto no ciclo básico de ensino das escolas, como nos semestres iniciais dos cursos de Física e Engenharia. Neste trabalho iremos utilizar o Arduino como ferramenta tecnológica/pedagógica para processamento e coleta de dados de um experimento clássico da física, que é o Experimento de Queda Livre. O Arduino é um dispositivo eletrônico de placa única e com hardware livre, composto por um microcontrolador Atmel e programado utilizando basicamente linguagem baseada em C/C++. Foi criado de forma que fosse fácil de manusear, de baixo custo, flexível e acessível tanto para principiantes quanto para profissionais. Junto ao experimento, ele será responsável por captar a variação da resistência elétrica vinda de sensores LDR (Light Dependent Resistor), que são resistências sensíveis à luz, que variam conforme a intensidade luminosa incidente sobre elas. Montando o devido sistema o objeto em queda livre passará pelos receptores, os dados serão enviados ao Arduino, processados e a partir dos dados obtidos será possível estimar o valor da gravidade local.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.