O USO DO PADLET NA MONITORIA DE ALEMÃO PARA SEMESTRES INICIAIS

Autores

  • Leticia Lopes de Castro
  • Magdalena Szymanska Lazaro da Silva

Resumo

O projeto Monitoria de Língua Alemã para semestres iniciais tem como objetivo auxiliar e acompanhar os alunos do Curso de Letras Português/Alemão nas disciplinas Alemão I e II. Por meio de atividades realizadas buscou-se oferecer apoio dos conteúdos programáticos previstos nas disciplinas tanto através do atendimento individual quanto em um ambiente colaborativo, ambos de forma on- line. O bônus proveniente do uso de tecnologias supera o ônus da distração que ela causa, por isso um dos recursos mais usados foi o Padlet, uma plataforma digital gratuita que permite criação de murais interativos de compartilhamento de atividades, links, vídeos, arquivos ou comentários. Desta forma a plataforma serve como mediador e espaço de colaboração de todos os participantes. O referido ambiente virtual como também recursos voltados para comunicação tais como Whatsapp e Google Meets ajudaram a engajar os alunos e a formar um elo com a monitora. Conclui-se que, por meio do plataforma Padlet (e outros aplicativos adjacentes) foi possível ter um acompanhamento contínuo dos discentes pela monitora. Perante a situação social que vive-se atualmente a monitora conseguiu se fazer presente na vida do discente e o ajudou a fixar parte dos conteúdos das aulas. Acreditamos que o uso de tecnologias favorece a aprendizagem de língua alemã e contribui para o fortalecimento de metodologias alternativas para ensino de línguas estrangeiras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência