O USO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS NAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Davis Ellisson Peixoto Costa
  • Alexandra Maria de Oliveira

Resumo

A pandemia provinda da COVID-19 remodelou a maneira que as pessoas conduzem suas vidas, adaptando-as a novos hábitos. Com a reclusão em casa, as horas desprendidas nos celulares e computadores e consequentemente em redes sociais como: WhatsApp, Instagram, Facebook ou Twitter aumentaram de maneira abrupta. Essas mudanças reconfiguraram práticas sociais em ambientes virtuais e, portanto, dinamizaram o modo como a Geografia pode ser / é representada na sociedade. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo identificar usos de conceitos geográficos nas redes digitais, promovendo a reflexão acerca da maneira que os usuários têm demarcado cada um desses conceitos nos ciberespaços. Para isso, dividimos a turma em grupos e dinamizamos a proposta de estudo dos conceitos (território, lugar, paisagem, região, espaço, sociedade e natureza) a partir de periódicos científicos e de redes digitais como Instagram, Youtube e Facebook. Os resultados revelaram o uso conceito de paisagem no Instagram que oras é retratado com elementos da natureza presentes nos bairros ou na cidade; e oras se revela como algo distante da realidade do usuário. Os alunos também pontuaram a página “Fortaleza Ordinária” como uma das mais vistas e creditadas. A atividade gerou entusiasmo e criatividade na disciplina ministrada em formato remoto e propiciou o estudo de temas geográficos nas redes sociais, ferramenta cada vez mais importante para entender a realidade social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência