OBSTÁCULOS PARA O ESTUDO DOS CONCEITOS DA SEMIOLOGIA MÉDICA

Autores

  • Helayne Moreira Claudino
  • Lucas Vale da Silva
  • Vitor Carneiro de Vasconcelos Gama
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

A semiologia médica é uma área de importância imensurável no estudo e na prática médica. O primeiro contato dos alunos com ela, ainda na graduação, pode estar atrelado a algum grau de dificuldade para eles. Portanto, é de bom grado, avaliar tal desafio. Nosso objetivo é avaliar o grau de dificuldade que os estudantes de medicina têm no aprendizado dos termos médicos da semiologia. A avaliação deu-se por meio da aplicação de questionário, através da ferramenta Google Forms, aos estudantes do quarto semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), no qual se questionou acerca dos termos semiológicos mais corriqueiros no campo médico, de modo a avaliar o nível de conhecimento prévio dos alunos. Além disso, questões sobre a relevância da semiologia e o grau de dificuldade dos alunos no contato com a disciplina também foram abordados. Sobre os resultados, 12 alunos responderam ao questionário, o que corresponde a cerca de 15% dos discentes da turma. A totalidade da amostra concorda que o estudo dos termos semiológicos é importante para a prática médica, sendo indispensável para 75% dos entrevistados. Ademais, 91,7% encontraram algum grau de dificuldade no estudo da semiologia, dos quais 63,6% classificaram-no como de moderado a alto. Sobre os termos cobrados, 100% acertaram a definição de dispneia e epistaxe, termos recorrentes na vivência médica; 83,3% assinalaram de forma certeira o termo disfagia; 66,7% conceituaram palpitações acertadamente; Infelizmente, apenas 25% definiram corretamente o termo astenia, tão difundido na medicina. Assim, por meio deste breve estudo, é possível inferir que o estudo da semiologia médica é visto como de suma importância na medicina, entretanto, seu aprendizado é tido como desafiador pelos alunos. Além disso, alguns termos recorrentes ainda são confusos para os discentes, de modo que se faz necessário um estudo direcionado, por meio de metodologias mais efetivas para consolidação do conhecimento

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência