OFICINA DE HQ NO PIXTON: A CONSTRUÇÃO DE UM SABER DIGITAL PARA DOCENTES EM BUSCA DE INOVAÇÃO EM SALA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Gabryelle Chaves Ferreira
  • Franscisco Youri Miranda de Freitas
  • Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

A Educação é, frequentemente, sondada sobre suas estratégias pedagógicas para acompanhar o avanço das tecnologias no cotidiano das novas gerações. Desse modo, faz-se necessário inovar em sala de aula, principalmente em disciplinas que as crianças geralmente têm dificuldades, tal como o ensino de matemática. Logo, uma solução é trabalhar os conteúdos a partir de algo presente no cotidiano, que possa trazer significado para as atividades, como gêneros textuais e recursos digitais. Este trabalho tem como objetivo apresentar a oficina Histórias em quadrinhos (HQ) no processo de Ensino e de Aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais que teve como público-alvo estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia. Diante disso, os propósitos específicos foram apresentar uma ferramenta digital que utiliza HQ’s no processo de aprendizagem do ensino de matemática, observar a familiaridade e interação dos participantes com tal recurso, além de investigar a avaliação dos discentes sobre seu uso. A metodologia do curso se baseou em atividades de exploração do site da Pixton, assim como discussões dialogadas e a elaboração de um planejamento de aulas. O curso foi oferecido à distância a partir de ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Os materiais usados foram disponibilizados em uma pasta do Google Drive compartilhados com todos os participantes da formação. O acompanhamento dessas atividades permitiu concluir pela fala dos discentes participantes que as crianças têm grande familiaridade com as tecnologias digitais, além de se divertirem e aprenderem com a utilização. Também foi possível destacar que a ferramenta Pixton é de fácil manuseio e acesso, mostrando-se uma grande aliada para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de matemática. Assim, o uso de tecnologias digitais e conteúdos escolares, possibilitando uma interdisciplinaridade, deve ser continuado, pois interfere positivamente no desenvolvimento e na construção do conhecimento das crianças.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência