OFICINA DE OBJETOS E A REFLEXÃO HISTÓRICA: COMO PENSAR O MATERIAL EM TEMPOS VIRTUAIS?
Resumo
A oficina de objetos é uma atividade conjunta das disciplinas de Introdução aos Estudos Históricos e Introdução à Prática Profissional realizada no primeiro semestre do curso de História. Seu objetivo principal é incentivar possibilidades de reflexões históricas a partir da cultura material. Nela, os estudantes são levados a pensar historicamente sobre um objeto e isso inclui pensar sua fabricação, seus usos, seu público alvo, a época em que é produzido, entre outros aspectos. A partir dela, busca-se pensar a materialidade presente e passada e refletir a respeito de como funciona uma exposição de museu, considerando que tanto a oficina como a exposição baseiam-se na cultura material como geradora de reflexão. Para dar base teórica a essa oficina, durante alguns encontros da monitoria são estudados textos que incitam a reflexão sobre a materialidade e sobre o uso de objetos para a reflexão histórica. Além disso, nesses encontros também são dados direcionamentos práticos sobre como pensar a relação entre objetos e o tempo. Um dos grandes desafios desse semestre foi justamente a adaptação da experiência para a modalidade remota. Em tempos pré-pandemia, um dos momentos fundamentais para o desenvolvimento da oficina é justamente a visita a um museu, muitas vezes o Museu do Ceará. Além disso, a oficina é pautada na materialidade, o que exige ter um contato mais próximo com os objetos-geradores, momentos que foram inviabilizados por conta da quarentena e das aulas remotas. Apesar disso, a oficina foi realizada com excelência pelos alunos e muitas ponderações válidas e necessárias foram feitas, ainda que os outros estivessem distantes fisicamente do objeto. Isto posto, foi possível refletir a respeito do papel fundamental cumprido pelo historiador, ainda que em formação, para fomentar o debate histórico a respeito da materialidade, mesmo que o contato direto com essa materialidade seja impossibilitado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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