OLHANDO PELO CALEIDOSCÓPIO: AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO DIANTE DAS COMUNICAÇÕES DIGITAIS

Autores

  • Guilherme Emanuel Guerra Alves
  • Helena Martins do Rego Barreto

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar resultados de pesquisa, com enfoque nas comunicações digitais, desenvolvida como parte da monitoria de Teorias da Comunicação II, disciplina ofertada no curso de Publicidade e Propaganda no ano de 2020. Por comunicações digitais, entendemos o fenômeno contemporâneo da aproximação entre os diferentes setores da comunicação, das telecomunicações e da informática, resultando na convergência audiovisual-telecomunicações-informática. Fruto de transformações sistêmicas, ela viabiliza tanto mudanças nos setores tradicionais, quanto a emergência de novos espaços e processos que resultam do encontro entre os três. São exemplos disso: a TV digital, o VOD, o smartphone, as redes sociais, elementos crescentemente presentes em nosso cotidiano. Assim, buscando discutir como têm sido abordados, na pesquisa em Comunicação, os fenômenos contemporâneos relacionados às comunicações digitais, elaboramos um projeto de mapeamento que nos aproximará do estado da arte desses estudos. Metodologicamente, optamos por partir do mapeamento de temas, objetos, conceitos e autorias mobilizados no campo da Comunicação, tendo como corpus de análise publicações das revistas MATRIZes e Famecos, entre 2015 e 2020. Preliminarmente, o estudo demonstra: a) as comunicações digitais ocupam lugar de destaque nas publicações, com 50% dos textos publicados identificados com o tema; b) diversos são os conceitos mobilizados para compreender os fenômenos, o que mostra inexistência de um paradigma teórico dominante; c) a diversidade de fenômenos abordados mostra que é recorrente uma abordagem ampla do fenômeno comunicacional, portanto não estritamente midiática e/ou tecnicista; d) há diálogo com diversas disciplinas. No estágio atual, temos um caleidoscópio de abordagens que se, por um lado, é interessante por fomentar análises complexas, diversas e transdisciplinares, por outro carrega o desafio de viabilizar aprofundamento conceitual e análises mais duradouras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência