OLHAR DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O MÓDULO MÉTODO CIENTÍFICO: ATUAÇÃO DA EQUIPE EDUCADORA E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Resumo
Introdução: A disciplina método científico, componente curricular do segundo semestre do curso de medicina, foca na introdução ao estudo de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico. O módulo contou com atuação de monitores para contribuir com o trabalho de professores e alunos nas aulas e nas atividades propostas, bem como sedimentar o conhecimento, como na produção de apostila sobre as regras da ABNT e enviada aos alunos. Objetivo: Compreender a percepção do módulo pelos alunos, entender as dificuldades enfrentadas na disciplina e analisar o grau de satisfação no trabalho desenvolvido pelos professores e monitores. Metodologia: Administração de questionário com perguntas acerca das atividades exercidas no módulo e da atuação dos professores e monitores. Público alvo são discentes do semestre 2020.1. Os dados foram obtidos a partir de 73 respostas. Resultado: Quando questionados sobre a disciplina, 100% relataram que consideram importante,14 alunos alegaram ter dificuldades para produzir artigo cientifico, mas que agora se encontram mais preparados e 9 alunos comentaram que os aprendizados na área de pesquisa foram de suma importância. Sobre a disposição do conteúdo, 89,78% consideram que a ementa ficou clara e, dos que propuseram alterações, algumas delas foram: explorar mais o início da construção do artigo cientifico, melhoraria na organização do módulo. Quando perguntados sobre o aproveitamento das atividades realizadas pelos monitores, a maioria (72,6%) relatou que as atividades de iniciação à docência ajudaram no aproveitamento do módulo. Das atividades realizadas com os professores, 57 declararam que foram bem assistidos pelos docentes da disciplina. Conclusão: Evidencia-se a importância das atividades realizadas no módulo, do papel da docência e da monitoria para aproveitamento do módulo por parte dos alunos do segundo semestrePublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.