OS AVANÇOS DA ONCOLOGIA E COMO ABORDÁ-LOS DURANTE A GRADUAÇÃO
Resumo
INTRODUÇÃO: Com os recentes avanços em estudos da imunologia e fatores de crescimento tumoral, foi possível o desenvolvimento de drogas eficazes para muitas neoplasias malignas dadas como incuráveis, ou que dependiam de tratamentos agressivos. Entretanto, uma abordagem desse conhecimento durante a graduação apresenta dificuldades, como o tempo e a implementação ainda imatura desses fármacos no Brasil. As correlações entre bioquímica, biologia celular e imunologia cercam a “nova” Oncologia e os possíveis ganhos envolvendo atividades que desenvolvam essas habilidades em estudantes justificam o ensino do tema. OBJETIVO: familiarizar estudantes de medicina com as novas modalidades de tratamento na Oncologia e propiciar uma integração destes com disciplinas do ciclo básico. METODOLOGIA: foi aplicado um questionário associado a um caso clínico a partir de artigos-base com foco em tratamentos sistêmicos de melanoma distribuídos aos estudantes do módulo de Oncologia. Após revisão e explanação sobre as questões com maior taxa de erro com a turma, o professor orientador do módulo e um monitor em uma plataforma online, as respostas foram computadas e analisadas. RESULTADOS: 120 alunos participaram responderam o questionário no ano de 2020. Com relação à identificação de mutações para a escolha de drogas específicas, cerca de 98% escolheram corretamente. Ao escolher o melhor tratamento sistêmico, 96% assinalaram um dos dois itens passíveis de realização, embora apenas 18% assinalando o padrão-ouro. Entretanto, como abordagem inicial, apenas 40% assinalaram o item correto, enquanto que os 60% restantes assinalaram tratamentos antigos ou abordagens excessivamente agressivas. CONCLUSÃO: o incentivo ao estudo de novas terapias sistêmicas, a aplicação e a correção de questionários baseados em casos clínicos demonstraram ser uma alternativa viável complementar para o ensino dos avanços da Oncologia durante a graduação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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