OS BENEFÍCIOS DA INTRODUÇÃO DE TEMAS RELACIONADOS AO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR NAS MONITORIAS DE FISIOLOGIA HUMANA.
Resumo
As técnicas do atendimento pré-hospitalar (APH) são extremamente importantes em momentos críticos que ameaçam a vida. Nesse sentido, seria ideal que todo estudante da área da saúde tivesse um domínio teórico-prático básico sobre essa temática, uma vez que isso traria diversos benefícios à população em geral e ao sistema de saúde público já a curto prazo. O objetivo desse trabalho é avaliar os possíveis benefícios na aprendizagem dos alunos quando são relacionados temas de primeiros socorros com aspectos da fisiologia humana, bem como despertar o interesse dos participantes do estudo para o APH. De maneira remota, os estudantes assistiam a uma monitoria que trazia a relação entre os temas referidos anteriormente e respondiam ao formulário elaborado pelo autor da pesquisa, no qual, em níveis de afirmativas, cada estudante dizia se concordava ou não com o que era proposto no formulário. Participaram do estudo 16 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia. Resultados: Todos os participantes concordam/concordam totalmente que é importante a abordagem de temas do atendimento pré-hospitalar durante a faculdade e que é oportuno essa abordagem nas monitorias de fisiologia humana. Entre os participantes, 93,8% concordam/concordam totalmente que a relação entre as temáticas em discussão torna o estudo da fisiologia mais atrativo e melhora a assimilação do conteúdo. Entre os alunos participantes, 93,8% concordam/concordam totalmente que a relação entre as temáticas em discussão torna o estudo da fisiologia mais atrativo e melhora a assimilação do conteúdo. Por fim, 81,3% dos estudantes concordam/concordam totalmente que a simples abordagem teórica de temas relacionados ao APH nas monitorias daria mais segurança para atuarem ajudando outra pessoa em situações de emergência ou urgência pré-hospitalar. Conclui-se que a integração proposta no presente estudo traz benefícios para o aprendizado e desperta interesse para temas do atendimento pré-hospitalar.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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