OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE PANDEMIA PARA OS ESTUDANTES DE ENGENHARIA
Resumo
O ano de 2020 foi bastante atípico dos demais, tendo em vista a pandemia que se alastrou pelo mundo, impactando diretamente na vida estudantil de muitos alunos do globo. Tal fato conduziu a maioria de nós para o chamado ensino remoto ou online, sendo esta a solução encontrada para amenizar os impactos da interrupção das aulas presenciais. Entretanto, alguns desafios estão atrelados à essa modalidade de ensino e o objetivo do presente trabalho é destacar tais desafios e evidenciar as práticas didáticas inovadoras a fim de contorná-los. Para tanto, identificam-se as dificuldades dos alunos na disciplina de Probabilidade e Estatística, e se apresenta uma análise comparativa dos principais obstáculos da disciplina no modo presencial e remoto. As dificuldades de se acompanhar o ensino remoto depende muito das limitações individuais (sociais, emocionais, econômicas e até cognitivas) de cada discente. A fim de determinar os problemas para o acompanhamento virtual das aulas, apresenta-se uma pesquisa por amostragem, realizada através de um questionário digital online (Google Forms). Os resultados permitem uma comparação entre o ensino presencial e remoto. Isto fica mais evidente quando de leva em consideração os relatos dos alunos entrevistados. Portanto, o presente trabalho traça uma comparação entre as duas modalidades de ensino, com foco nos estudantes, ou seja, evidenciando os aspectos de cada modalidade que são mais vantajosos do ponto de vista dos alunos. Para tanto utilizam-se dados de turmas presenciais e remotas da disciplina de Probabilidade e Estatística para Engenharia, incluindo notas, frequências em aula e trancamentos parciais em ambas as modalidades de ensino.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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