OS DESAFIOS DE ENSINO DO TELEJORNALISMO EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Em meio à pandemia, o ensino remoto foi adotado na Universidade Federal do Ceará (UFC) como uma alternativa para manter o estudo apesar da distância. Com isso, professores e estudantes do curso de Jornalismo precisaram se adaptar ao novo modo de estar em aula, construindo coletivamente os saberes e mantendo o pensamento crítico da comunicação social. Neste cenário, o ensino da disciplina de Telejornalismo se deparou com o desafio de tratar sobre imagem, câmera e filmagem a partir de métodos remotos. A cadeira, que no sistema presencial contava com aulas de trabalho prático, foi modificada considerando o ensino à distância e a nova realidade vivida pelos estudantes, estando muitos reclusos em casa. Considerando as mudanças trazidas pelo novo modelo de ensino, a disciplina introduziu formas distintas de garantir o aprendizado, o que se deu a partir de conteúdos assíncronos, por meio da gravação de podcasts, e de encontros síncronos. Com as gravações em áudio, buscou-se difundir o conteúdo fundamental da disciplina, de modo a propiciar que mesmo os estudantes com pouco acesso à internet conseguissem ter contato com o conteúdo. Já com as aulas síncronas, buscou-se promover a troca de experiências entre estudantes, assim como escutar críticas, sugestões e dúvidas acerca do novo modelo das aulas. Os estudantes também contavam com aulas destinadas para a produção de roteiros, edição de vídeo e realização de atividades, que também aconteceram primordialmente com o respeito ao distanciamento social. Para aproximar os estudantes da rotina produtiva no ambiente do jornalismo audiovisual, a disciplina contou ainda com a participação de três profissionais da área, para relatar especificidades da profissão e ensinar determinadas ferramentas úteis para o telejornalismo. Como resultado da experiência remota, os estudantes tiveram condições de produzir reportagens em vídeo, com equipamentos próprios, tendo em vista a busca por contruir matérias de qualidade e de interesse social.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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