OS DESAFIOS NA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA APLICADA DO CURSO DE FARMÁCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO ANO DE 2020 - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
O ano de 2020 foi atípico e totalmente diferente de tudo. A Covid-19 mudou rotinas e costumes, e com o semestre letivo não foi diferente. Em meio a estas mudanças, este relato de experiência tem como objetivo explanar o êxito na adaptação de uma disciplina do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará ministrada de maneira híbrida (teoria no ensino remoto e prática presencialmente) durante a pandemia do coronavírus no ano de 2020. Com o cancelamento das aulas presenciais e a mudança na logística de ensino durante o semestre letivo, muitos docentes necessitaram aprender um novo modo de ministrar as aulas, o ensino remoto. A disciplina de Imunologia Aplicada do curso de Farmácia por ser uma disciplina que possuía aulas teóricas e práticas, teve o seu cronograma reorganizado. Trouxe para o começo do semestre o conteúdo teórico de maneira remota, deixando para o final a parte prática da disciplina, ofertada presencialmente, seguindo todos os protocolos de distanciamento social e uso de EPI’s para segurança dos que ali estivessem. Para cada conteúdo da disciplina, vídeos explanando detalhadamente cada assunto a ser abordado foram gravados e postados no Google Classroom, onde os alunos tinham acesso 24h por dia, e poderiam assisti-los no momento em que mais lhes fosse propício e quantas vezes fossem necessárias. Além disso, na semana seguinte a cada vídeo postado, realizava-se de maneira síncrona, através do Google Meet, uma aula para sanar qualquer dúvida do conteúdo previamente dado. Para realização de provas, utilizou-se plataformas como Google Forms e Socrative. No final do semestre, foram ofertadas três aulas práticas presenciais, realizadas no laboratório de Imunologia, com somente oito alunos por turma e todos usando os EPI’s recomendados. Desta forma, a disciplina de Imunologia Aplicada mostrou-se capaz de lidar com os novos desafios proporcionados pela pandemia, não deixando de abordar o conteúdo planejado, sem prejudicar o aprendizado dos alunos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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