OS DESAFIOS PRESENTES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA VINCULADA AOS AMBIENTE VIRTUAIS

Autores

  • Antonia Gabrielle Barreto Gabriel
  • Brenda Jucá Soares
  • Cpf: 605219123-69
  • Celular:
  • E-Mail: Brendajucatj@gmailcom
  • Carolina Lindenberg Lemos

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar os desafios e as vantagens da iniciação à docência quando feita pelos meios virtuais. Em razão da pandemia da Covid-19, o ensino passou da modalidade presencial para a modalidade remota, precisando a contar com a tecnologia. Como modo de dar continuidade e de oferecer aos alunos da disciplina de Semiótica Discursiva o melhor apoio e normalidade possível em tempos de pandemia, a monitoria decidiu continuar, de modo remoto, não apenas com a tutorização dos alunos, principalmente em período avaliativo, mas também com o grupo de estudos, Introdução à Semiótica Discursiva, oferecido todos os semestres ao público geral da universidade, uma vez que esse pequeno curso costumava receber bastantes alunos, auxiliar o aprendizado e fomentar o interesse pela área de pesquisa da Semiótica. Durante o semestre, foram observadas diversas vantagens do meio virtual, como um contato mais direto e rápido entre alunos e monitores; e uma maior viabilidade para pôr em prática projetos elaborados e criativos. No entanto, também houve diversos desafios a serem contornados, desafios esses que não existiam ou não eram expressivos no modo presencial de ensino, como a falta de adesão e a baixa frequência dos alunos no curso introdutório, além das barreiras tecnológicas enfrentadas em todos os ramos da educação. Diante dessa problemática, decidiu-se investigar a situação junto aos professores e aos monitores da disciplina em anos anteriores, fazendo um levantamento de dados como adesão, frequência e participação dos alunos, coletados durante as duas últimas gestões e comparando-os com os dados coletados durante a monitoria de 2020, conduzida remotamente. Esta pesquisa oferece, assim, um panorama dos desafios do ambiente virtual para os iniciantes à docência e consitui-se como ferramenta para a busca de novas soluções seja à distância, seja num eventual retorno de atividades presenciais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência