OS ENTRAVES DO ENSINO MÉDICO NA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA DE OTORRINOLARINGOLOGIA
Resumo
Durante a pandemia de COVID 19 e com o distanciamento social foi necessário que o processo de ensino-aprendizagem fosse reavaliado, principalmente no curso médico, sendo necessária a capacitação e adoção de tecnologias da informação e comunicação (TIC). O uso das TICs possibilitou a implementação de novas abordagens metodológicas para o ensino de diversas disciplinas, entre elas a otorrinolaringologia. O trabalho é um relato de experiência acerca do programa de monitoria de otorrinolaringologia da UFC e acerca das mudanças implementadas durante o ensino remoto. Metodologia Com o advento da pandemia atividades dos cursos médicos migraram para a forma de ensino remoto. O programa de ensino à docência (PID) e a proximidade dos monitores com os alunos facilitaram o processo. O modelo pedagógico de ensino, no discurso de “educação centrada no estudante” precisou ser reformulado de modo que mantivesse a autonomia do aluno, com discussões clínicas e possibilitando a participação ativa dos estudantes. Com esse objetivo, foram realizadas monitorias de casos clínicos englobando os principais assuntos da otorrinolaringologia, utilização extensa de imagens e vídeos que permitissem aos discentes uma simulação das vivências práticas de ambulatório e em turmas reduzidas para maior participação nas discussões. Resultados O uso de metodologias ativas de discussão e da formação de grupos reduzidos permitiu o adequado desenvolvimento da disciplina de otorrinolaringologia mesmo durante o ensino remoto. O PID permitiu o contato com os estudantes e, para os monitores, o fomento à adoção das TICs. Conclusão Conclui-se que, mesmo durante um período que o professor adquiriu papéis mais norteadores do ensino médico, ainda faz-se necessário o desenvolvimento do estudante enquanto sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagem, utilizando a iniciação à docência como aliado. Com o fim do ensino remoto é importante que estratégias ativas mantenham-se no curso médicoPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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