OS REFLEXOS DA NOVA EDIÇÃO DA NBR 9050 NA ACESSIBILIDADE DAS ESCOLAS

Autores

  • Kelve Freitas Diogenes
  • Zilsa Maria Pinto Santiago

Resumo

Para construir embasamentos sobre qualquer temática, é útil a busca de conhecimento em diferentes bibliografias, inclusive nas legislações e como progrediram com o tempo. Este trabalho trata-se da acessibilidade física em escolas mediante ao cumprimento da Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, mais conhecida com NBR 9050, a qual chegou a sua atual versão em 2020, entrando em vigor em setembro deste ano e substituindo, assim, sua antecessora de 2015. O objetivo do texto encontra-se na análise das mudanças ocorridas com a revisão da Norma que tenham relação com as condições de acessibilidade nas escolas, como forma de ressaltar tais pontos, os quais devem receber devida atenção nos projetos. Quanto à metodologia, foram feitas leituras de publicações referentes à acessibilidade no ambiente escolar e à revisão da NBR 9050, culminando na elaboração de uma visão entre os itens das duas edições da Norma com um olhar crítico para os espaços físicos usados pelas crianças. Isto possibilitou a aproximação com itens que, de alguma forma, estão presentes nos espaços escolares junto da reafirmação do compromisso da normativa estudada com a acessibilidade, a segurança, a autonomia e o conforto dos usuários no ambiente construído. A atualização feita não atingiu drasticamente a NBR, demostrando que já havia uma boa qualidade do texto desde 2015, porém foram necessárias modificações e correções para torná-lo mais claro e comprometido com os pilares da Acessibilidade - segurança, conforto e autonomia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência