PANDEMIA E PRÁTICA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA: ANÁLISE DAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

Autores

  • Breno de Sousa Herculano
  • Francisco Willams Ribeiro Lopes

Resumo

Considerando a importância do modelo que caracteriza as licenciaturas no Brasil como definidor de um currículo no ensino médio, torna-se evidente a necessidade da avaliação de disciplinas de formação docente, em especial aquelas que se propõem a aproximar o espaço acadêmico do ambiente escolar através da prática. No entanto, o ano de 2020 apresenta um novo elemento que se constitui um desafio para a realização de disciplinas práticas e sua avaliação: o surgimento do novo Coronavírus. A necessidade do isolamento social exigiu a adequação das aulas ao modelo de ensino remoto. Tendo em vista esta imposição, como realizar disciplinas práticas com vistas a se aproximar da experiência escolar sem a possibilidade do contato social? Objetivando refletir acerca dessas disciplinas durante o período de pandemia e suas adaptações, utilizei-me de observação-participante enquanto monitor das turmas por meio dos grupos de Whatsapp, das salas de aulas virtuais na plataforma Google Classroom e do acompanhamento de aulas síncronas via Google Meet das turmas de Prática de Trabalho Docente e Oficina de Ensino, auxiliando na construção das mesmas e pensando acerca de suas metodologias que visavam manter, dentro do possível, condições mínimas para um espaço de ensino-aprendizagem democrático em que aliasse teoria e prática. Pude observar a reorganização das disciplinas em torno de “movimentos” e “blocos” que se baseavam em três eixos: instrução, interação e avaliação. A disciplina então era concluída mediante a elaboração de portfólios a serem produzidos pelos alunos como trabalho final, evitando assim abrir mão do caráter prático da disciplina. Nesse contexto, a monitoria assume um papel importante com ênfase no compartilhamento de experiências de ensino e também funcionando como ferramenta de mediação de diálogo entre professor e alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência