PANORAMA SITUACIONAL DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA REMOTA

Autores

  • Dargylla Gomes Ribeiro
  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz

Resumo

Este trabalho apresenta um panorama situacional dos alunos matriculados em uma turma do componente curricular Estágio em Educação Infantil – E.E.I., ofertado no 6º semestre do curso de Graduação em Pedagogia, da Faculdade de Educação. Os dados foram gerados por meio de um formulário online, composto por 54 perguntas, respondido por 15 dos 16 discentes matriculados na turma, no início do semestre 2020.2, ainda no contexto de isolamento social consequente da pandemia da Covid-19, com o objetivo de subsidiar o planejamento do E.E.I., que ocorrerá de forma remota, no referido período letivo. Considerando que os estudantes haviam cursado o semestre anterior também nesse formato, além de informações relacionadas a dados pessoais, fatores socioeconômicos, condições de acesso à internet, possibilidades de ensino remoto e condições de saúde, o formulário tinha um tópico destinado à apresentação de sugestões de conteúdos e de estratégias metodológicas a serem consideradas no planejamento do E.E.I. A análise preliminar dos dados revelou que: os alunos matriculados cursam, atualmente, entre o 4º e 9º semestre e estão matriculados em aproximadamente 4 a 8 outras disciplinas; todos sofreram impacto da pandemia sobre a sua saúde mental; todos possuem acesso à internet, seja por celular ou computador; no que se refere à experiência com o ensino remoto no semestre anterior, 80% a consideram regular, boa ou ótima, enquanto 6,7% não chegaram a vivenciá-la e 13,3% a avaliam como ruim; as sugestões para o desenvolvimento do E.E.I. incluíram estudos de caso, textos com linguagem mais acessível e pouco extensos, relatos de alunos que que realizaram o E.E.I. de forma presencial, rodas de conversa, atividades em grupos, jogos e vídeos. Esses resultados estão sendo considerados na concretização do E.E.I. que, além de alunos de graduação, conta com uma monitora do Programa de Iniciação à Docência e duas estagiárias da Pós-Graduação em Educação que cursam a disciplina Estágio em Docência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência