PERCEPÇÃO DA MONITORIA DE EPIDEMIOLOGIA E MEDICINA PREVENTIVA SOBRE A ATUAÇÃO EAD

Autores

  • Brigida Lima Carvalho
  • Mariana Oliveira Veloso
  • Larissa Fortunato Araújo
  • Hermano Alexandre Lima Rocha

Resumo

Introdução: Diante da pandemia de COVID-19 as atividades da Universidade Federal do Ceará (UFC) precisaram sair da tradicional modalidade presencial para o modo de educação a distância (EAD) com o objetivo de minimizar possíveis danos acadêmicos. Por isso, diante desta mudança, é importante analisar suas repercussões. Assim, é relevante coletar as experiências daqueles que passaram por esse processo. Objetivo: Relatar as impressões das monitoras da disciplina de Epidemiologia e Medicina Preventiva do curso de Medicina sobre o novo formato do módulo. Metodologia: Após início do método EAD, a monitoria passou a atuar nas plataformas digitais oficiais, além de fornecer uma ponte entre os graduandos e os professores. Ademais, as monitoras também estavam disponíveis para responder dúvidas por bate-papos online e realizar revisões antes das avaliações. Resultados: Como principais pontos positivos pode-se apontar a praticidade de comunicação entre as monitoras e os graduandos, facilitando as revisões e a resposta a possíveis dúvidas. Como pontos negativos, pode-se observar ocasionais instabilidades das redes de internet residenciais, além de alguns problemas com as plataformas digitais, especialmente durante as avaliações, como falhas no carregamento de imagens e na finalização dos testes. Conclusão: Dessa forma, percebe-se que cada metodologia de ensino apresenta suas vantagens e desvantagens, sendo importante identificá-las para que se possa fazer o aperfeiçoamento do método para os próximos semestres.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência