PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO COM RELAÇÃO A PRODUÇÃO DE VÍDEOS CASEIROS SIMULANDO AULAS PRÁTICAS

Autores

  • Amanda Diessica Oliveira da Silva
  • Lia Pinheiro de Lima
  • Júlio César Castro Silva
  • João Victor Souza Oliveira
  • Mylenne Borges Jácome Mascarenhas
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

Introdução: O manejo adequado de formas farmacêuticas é importante para o sucesso terapêutico do paciente/usuário. Nesse contexto, o desenvolvimento de habilidades clínicas para prestação de um cuidado seguro e eficiente para o paciente é de suma importância para a formação do profissional farmacêutico. Para tanto, são utilizadas técnicas de simulação realística no Laboratório de Habilidades Clínicas e de Comunicação da disciplina de Farmacologia Aplicada a fim de estimular o desenvolvimento de tais habilidades. Devido à pandemia de COVID-19 as aulas foram administradas de forma remota, tendo como produto a elaboração de vídeos caseiros pelos alunos. Objetivo: Descrever a percepção dos alunos com relação à elaboração dos vídeos caseiros produzidos para a disciplina de farmacologia aplicada. Metodologia: Ministrou-se aulas expositivas na plataforma Google Meet, com disponibilização de vídeos modelos sobre as práticas de administração de colírios, insulinas e dispositivos inalatórios, além do envio de roteiros contendo instruções quanto à elaboração dos vídeos, e sugestões de materiais a serem utilizados. Ao final da disciplina foi aplicado um questionário, através do Google Forms para avaliação por parte dos alunos sobre a sua percepção para a produção dos vídeos caseiros. Resultados: Um total de 20 alunos participou da avaliação. 60% consideraram a atividade importante para a consolidação dos conhecimentos adquiridos e também acreditam que foi relevante para desenvolvimento de suas habilidades clínicas; 40% sentem-se seguros para desenvolver estes serviços futuramente; 60% não se sentiram seguros com o método. Conclusão: A maioria dos alunos conseguiu estruturar o vídeo caseiro seguindo as recomendações, porém, percebe-se que essa atividade proporciona maior segurança aos alunos, quando desenvolvida de forma presencial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência