PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O NÍVEL DE APRENDIZADO DE ANATOMIA HUMANA NO SEMESTRE 2020.1
Resumo
A Anatomia Humana é uma disciplina indispensável para a formação dos estudantes de Medicina, tendo sido ensinada, comumente, por meio de aulas teóricas e práticas presenciais, as quais foram suspensas devido à pandemia de covid-19. Assim, esse trabalho foi motivado pela hipótese de que os alunos tiveram mudança negativa no aprendizado nesse período. O objetivo desse trabalho é analisar a percepção de estudantes de Medicina sobre a mudança do nível de aprendizado de Anatomia Humana entre um semestre com aulas presenciais e outro com aulas remotas. Realizou-se um formulário online via Google Formulários com alunos do segundo semestre de Medicina da Universidade Federal do Ceará acerca da percepção deles quanto à mudança do nível de aprendizado da disciplina entre os semestres 2019.2 e 2020.1, além de possíveis causas e estratégias utilizadas para auxiliar o aprendizado, o qual obteve 9 repostas voluntárias. Nesse contexto, 88,9% concordaram em algum grau e 11,1% discordaram em algum grau que houve mudança negativa no aprendizado entre os semestres, sendo que 55,6% concordaram totalmente, 33,3% concordaram parcialmente e 11,1% discordaram totalmente que essa mudança deveu-se à ocorrência da disciplina a distância. Além disso, todos afirmaram que a falta de aulas práticas foi o mais prejudicial ao aprendizado em 2020.1. Ademais, 11,1% dos alunos concordaram parcialmente que houve mudança positiva, indicando duas possíveis causas, como maior porção de tempo em local destinado ao estudo e uso de ferramentas diferentes, além de ter sido unanimidade que as monitorias de revisão auxiliaram no aprendizado do conteúdo. Por fim, os participantes citaram estratégias de estudo que utilizaram, como estudos por vídeo aulas e atlas 3D, revisão por meio de quizz, monitorias, aulas de revisão e provas antigas. Portanto, é importante que professores, alunos e monitores busquem estratégias para manter um nível adequado de aprendizado do assunto pelos alunos em tempos de pandemia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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