PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA
Resumo
No ano de 2020, a disseminação da nova variante infecciosa do coronavírus em escala mundial impactou a vida humana em múltiplos aspectos. A esse respeito, no Setor Educacional, observou-se a urgente necessidade de adaptação por parte do corpo docente em garantir mecanismos eficazes de promoção do saber. Na Universidade Federal do Ceará, mentores da disciplina de Anatomia Humana desenvolveram metodologias virtuais para ensinar, orientar e avaliar estudantes de semestres inferiores. Este trabalho visa a analisar a percepção de estudantes do primeiro e segundo semestres do curso de Medicina sobre as metodologias de Ensino à Distância utilizadas para o ensino da disciplina de Anatomia Humana no contexto da pandemia do coronavírus. Para a realizar este estudo, foi confeccionado um formulário eletrônico, por intermédio da plataforma virtual Google Forms, com seis perguntas objetivas obrigatórias acerca da percepção individual dos estudantes sobre as metodologias utilizadas em aulas práticas e avaliações à distância realizadas pela Monitoria. O questionário obteve 19 respostas de alunos matriculados. Nesse aspecto, acerca da qualidade do ensino remoto da Anatomia, nenhum participante a considerou "excelente", no entanto 47,4% a declarou ser "boa". Dentre as metodologias utilizadas, as gincanas virtuais foram as mais eficazes (84,2%), sendo consideradas imprescindíveis por até 31,6% dos estudantes. Além disso, no que diz respeito a essa metodologia de avaliação, a totalidade de alunos concordou que as gincanas devem ser realizadas utilizando figuras de Atlas de Desenhos e imagens de peças anatômicas. Dentre os principais desafios do ensino à distância, "a motivação e/ou organização para assistir às aulas" foi o fator mais relevante (77,8%). Diante de tais desafios, 73,7% dos participantes avaliaram como imprescindível a contribuição dos monitores. Tais dados atestam a necessidade de discussão das metodologias utilizadas no enfrentamento dos evidentes empecilhos da pandemia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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