PERCEPÇÃO DE MONITORES DO QUARTO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ACERCA DA METODOLOGIA REMOTA DE ENSINO ADOTADA NAS ATIVIDADES DE MONITORIA DURANTE A PANDEMIA NO ANO DE 2020.

Autores

  • Alvaro Rolim Guimaraes
  • Bernardo Chaves Lima
  • Sophia de Oliveira Martins
  • Ana Rosa Pinto Quidute

Resumo

Introdução: O quarto semestre (S4) do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) é o último do ciclo básico e compõe assuntos essenciais na formação médica, como Semiologia, Anatomofisiopatologia (AFP), Farmacologia Clínica e Bases da Cirurgia e da Anestesia. Em 2020, com a chegada do COVID-19 no Brasil, fez-se necessária a adoção das metodologias remotas de ensino (EAD) nas atividades de monitoria com o objetivo de manter o isolamento social e a continuidade das atividades acadêmicas. Objetivos: Analisar a experiência dos monitores do S4 do curso de medicina da UFC nas atividades EAD durante o ano de 2020. Métodos: Foi realizado um formulário digital para monitores do S4 do curso de medicina da UFC acerca da experiência no EAD. Resultados: 25 monitores responderam o questionário. 95,8% afirmaram ter realizado atividades de monitoria EAD, dentre os quais 52% realizaram tanto atividades síncronas quanto assíncronas, 40% apenas síncronas e 4% apenas assíncronas. 36% foram monitores do módulo de Farmacologia Clínica, 32% de Semiologia, 24% de AFP e 8% de Bases da Cirurgia e da Anestesia. 80% consideraram as monitorias EAD produtivas. Ademais, 92% dos monitores afirmaram haver engajamento dos alunos nas atividades EAD. No tocante aos níveis de estresse e dedicação demandada em comparação com o modo presencial, 52% consideraram maiores. 60% dos monitores afirmaram que seu desempenho nas atividades seria melhor no modo presencial. Dentre as principais dificuldades encontradas nas monitorias EAD, ressalta-se problemas técnicos (60%) e comunicação com os alunos (56%). No que concerne às vantagens do EAD, as principais foram maior comodidade (92%) e flexibilidade de horários (80%). O modelo considerado mais adequado pelos monitores foi o modelo presencial (80%). Conclusão: Apesar da necessidade e relativa efetividade das monitorias EAD, é notável a importância do método presencial de monitorias no S4 do curso de medicina da UFC sob a ótica dos monitores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência