PERCEPÇÃO DO APRENDIZADO E AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA EAD PELOS DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Matheus de Sa Roriz Parente
  • Matheus Marques Martins Alexandre
  • Joao Batista Evangelista Junior

Resumo

Introdução: Devido à pandemia, o método educacional adotado pelos módulos da Faculdade de Medicina, baseados em aulas teóricas e práticas presenciais , tiveram que ser revistos. Tal migração para um formato digital mostrou-se um desafio, tanto para os alunos, como para os professores. O intuito deste trabalho é tentar auxiliar a elaboração de novas metodologias e organizações para os módulos, utilizando de modo otimizado as novas tecnologias que foram introduzidas nesse período novo. Métodos: Foi repassado aos alunos da Faculdade de Medicina um formulário do Google, contendo 3 perguntas em relação ao aproveitamento do período de EAD e sobre as metodologias possíveis: 1) Você considera o EAD proveitoso?; 2) Você prefere o método convencional(presencial), EAD ou misto?; 3) No caso dos misto, como ele deveria ser estruturado? Resultados: Total de 39 respostas no formulário. No tocante à pergunta n°1, 10,3%(4) alunos consideraram o EAD 5 em uma escala de 1-5; 15,4%(6) consideraram 4; 25,6%(10) consideraram 3; 35,9(14) consideraram 2; 12,8(5) consideraram 1. No tocante à 2, 43,6%(17) preferem uma abordagem mista; 48,7%(19) preferem o método tradicional e 7,7%(3) tiveram preferência ao EAD puro. Acerca da 3° pergunta, os resultados foram que 38,5%(15) preferiram uma abordagem com aulas teóricas gravadas e horários reservados para discussões com os professores e práticas presenciais; 35,9%(14) preferiram aulas gravadas com horários livres para estudo individual e 25,6%(10) preferiram aulas teóricas síncronas. Conclusões: O método de EAD puro não é bem acolhido pelos alunos do curso de Medicina, sendo a comunidade acadêmica mais favorável a uma abordagem mista ou o método convencional. Sendo a abordagem mista implantada, os discentes mostraram tendência a aulas teóricas gravadas previamente, com o horário deixado sendo usado para outros fins (discussões ou estudo individual).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência