PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA ACERCA DA DISCIPLINA DE NEFROLOGIA

Autores

  • Mateus Jereissati Pinho
  • Joao Batista Evangelista Junior

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de nefrologia é um dos módulos obrigatórios que compõem a grade curricular do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo ministrado no sexto semestre letivo. Por ela passam cerca de 80 alunos a cada semestre, os quais participam de aulas teóricas e práticas, tendo contato com o ambulatório de nefrologia do Hospital Universitário Walter Cantídio. OBJETIVOS: Este trabalho visa esclarecer a percepção dos estudantes acerca da disciplina de Nefrologia do curso de Medicina da UFC. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa com todos os alunos do curso de Medicina da UFC que concluíram a disciplina de nefrologia (sétimo semestre em diante), através da plataforma online Google Formulários. A pesquisa foi realizada do dia 30/12/20 ao dia 03/01/21, estando disponível através de link de acesso, divulgado em redes sociais com alunos dos semestres que se enquadram no pré-requisito acima. RESULTADOS: Ao fim da pesquisa obteve-se um total de 30 respostas submetidas. Sendo constituída de alunos no sétimo semestre e no internato (nono semestre em diante). Acerca da importância do conhecimento de nefrologia para o futuro médico, 80% (n=24) deram pontuação máxima (5/5) e 20% (n=6) deram a segunda maior pontuação (4/5). No tocante à importância do monitor de nefrologia para o aprendizado no módulo, 80% (n=24) consideraram essencial ou importantíssimo. No quesito expectativa para o módulo, comparado a aprendizagem após a conclusão do módulo, 73% (n=22) dos alunos consideraram que seu aprendizado foi satisfatório, muito bom ou excelente. No que diz respeito sobre o conteúdo do curso, cerca de 80% dos alunos concordaram que os objetivos foram claros e o conteúdo do curso foi organizado e bem planejado. CONCLUSÃO: Através dessa pesquisa, pode-se concluir que a percepção do estudante de medicina acerca da disciplina de nefrologia é bastante positiva e que a disciplina apresenta um grande impacto na formação dos futuros médicos egressos da UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência