PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA ACERCA DA DISPONIBILIZAÇÃO DE AULAS GRAVADAS NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Sophia de Oliveira Martins
  • Andreza Ribeiro Pinho
  • Marcia Eduarda Andrade da Silva
  • Alvaro Rolim Guimarães
  • Emanuel Carneiro de Vasconelos
  • Ana Rosa Pinto Quidute

Resumo

Introdução: Durante o ano de 2020, a pandemia global de COVID-19 provocou um contexto complexo de crise e adaptação de vários setores, dentre eles, a Educação. Nesse cenário, o Ensino Remoto Emergencial, modalidade de ensino que pressupõe o distanciamento geográfico de professores e alunos e é mediada pelas plataformas digitais, surge como uma alternativa temporária para continuidade dos cursos de graduação, por meio de aulas síncronas e assíncronas. Objetivo: avaliar a percepção dos acadêmicos de Medicina acerca da disponibilização de aulas gravadas no Ensino Remoto durante a Pandemia. Metodologia: Foi aplicado um questionário eletrônico de quatro questões, nas quais era assinalado o nível de concordância com afirmativas acerca das aulas gravadas. O formulário foi disponibilizado para acadêmicos de Medicina do primeiro ao oitavo semestre . Resultados: Foram obtidas 62 respostas, das quais 93,5% concordaram que a disponibilização das aulas gravadas foi útil para a revisão do tema da aula posteriormente. Dentre os participantes, nenhum discordou de que a disponibilização das aulas gravadas permitiu melhor acessibilidade e conforto aos alunos no ensino remoto, com somente 6,5% afirmando ser indiferente. Todos concordaram que tal estratégia pode ser útil em várias disciplinas da graduação, enquanto 93,5% acreditaram que seria proveitosa em monitorias. Conclusão: a disponibilização de aulas gravadas por professores ou monitores pode ser uma boa estratégia durante o Ensino Remoto, permitindo revisão do tema pelo estudante e maior acessibilidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência