PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS DA DISCIPLINA OPTATIVA DE CIRURGIA PLÁSTICA NO CONTEXTO DA COVID-19

Autores

  • Bernardo Gabriele Collaco
  • Gustavo Batista Ferraz
  • Bruna Marques Barreto Nunes
  • Guilherme Pinho Cardoso
  • Salustiano Gomes de Pinho Pessoa

Resumo

INTRODUÇÃO: A OMS caracterizou a doença causada pelo SARS-CoV-2 como uma pandemia. Como a COVID-19 possui alta transmissibilidade, os estados brasileiros entraram em período de distanciamento social para conter seu avanço rápido. Diversas instituições de ensino interromperam suas aulas presenciais, incluindo o curso de medicina da UFC. A disciplina optativa de Cirurgia Plástica foi ofertada para os alunos do sétimo e oitavo semestres no período de julho, sendo uma das disciplinas pioneiras a se adequar ao modo EAD. Buscaram-se alternativas para melhor promover o ensino-aprendizagem frente a um contexto atípico para o corpo discente, sendo solicitada aos alunos a opinião acerca de como a disciplina foi ministrada. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo discutir a opinião e adaptação dos alunos a novas metodologias ativas de ensino aplicadas à disciplina optativa de Cirurgia Plástica no contexto do EAD. METODOLOGIA: A disciplina foi ministrada remotamente, com aulas teóricas e uma avaliação. Foram passados artigos e casos clínicos para facilitar o entendimento e para discussão após a apresentação. Utilizou-se o “Google Forms” para elaborar uma pesquisa de opinião dentre os discentes participantes. RESULTADOS: Foram 40 matriculados e 31 responderam a pesquisa, 78% do total de alunos. DISCUSSÃO: Os alunos aprovaram a disciplina por EAD, apesar do foco inferior e o processo de ensino-aprendizado equivalente ao presencial. Há o reconhecimento do EAD para consolidação do conteúdo, mas é necessário superar barreiras no período de adaptação a uma nova modalidade de ensino. As estratégias para consolidação do conteúdo foram positivas. CONCLUSÃO: A optativa de Cirurgia Plástica obteve resultado satisfatório com as metodologias utilizadas. Os professores devem abandonar metodologias passivas de ensino e buscar estratégias mais ativas para consolidação do conteúdo. É preciso se adequar às novas tecnologias de informação para superar os obstáculos impostos pela pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência