PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DO USO DE UMA TÉCNICA SIMPLIFICADA NA DISCIPLINA DE PRÓTESE TOTAL NO PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Luana Pinheiro Guerra Fontoura
  • Lívia Maria Sales Pinto Fiamengui
  • Raniel Fernandes Peixoto
  • Maisa Queiroz Monteiro da Silva
  • Romulo Rocha Regis

Resumo

A técnica simplificada de confecção de próteses totais exclui a etapa clínica de moldagem funcional e possibilita conclusão mais rápida do tratamento reabilitador em comparação ao método convencional. O objetivo do presente trabalho é analisar a percepção dos alunos da disciplina de Prótese Total acerca da realização da técnica simplificada nas aulas práticas devido pandemia de COVID-19. Foi construído um Formulário Google com dezessete questões objetivas sobre as etapas clínicas realizadas, a satisfação do aluno e do paciente, os benefícios da técnica com menos encontros presenciais e sobre o resultado final alcançado. Doze alunos que finalizaram o tratamento dos seus pacientes responderam o formulário e os resultados foram positivos para a técnica simplificada - apenas 8,3% se sentiram prejudicados pela mudança do método, mas todos afirmaram que alcançaram o mesmo resultado ou muito similar ao que teriam se realizassem a confecção pelo método convencional; em contrapartida, 25% afirmaram que a quantidade de ajustes necessários nas próteses foi influenciado pelo uso da técnica simplificada; todos relataram que a técnica simplificada trouxe benefícios aos pacientes atendidos; em uma escala de 1 a 3 de satisfação do paciente com o tratamento, 66,7% assinalaram nota máxima, 33,3% nota intermediária e nenhum assinalou nota mínima. Com isso, o uso da técnica simplificada de confecção de próteses totais trouxe resultados positivos para os atendimentos durante a pandemia de COVID-19 pois propiciou um tratamento mais rápido, com menor exposição do paciente, otimização do tempo clínico e próteses finais satisfatórias.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência