PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DOS MÉTODOS ALTERNATIVOS DE ENSINO NA DISCIPLINA OPTATIVA DE CIRURGIA DA MÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE 2019-2020.

Autores

  • Gustavo Batista Ferraz
  • Salustiano Gomes de Pinho Pessoa

Resumo

A pandemia alterou fortemente a dinâmica de ensino-aprendizado nas instituições de ensino em todo o mundo. Na faculdade de Medicina da UFC esse problema não foi diferente. E durante a disciplina optativa de Cirurgia da Mão, visando combater os obstáculos impostos pela COVID-19, foram utilizados métodos ativos alternativos de ensino com fornecimento prévio de materiais e fontes de estudos e com a realização da metodologia de “Sala de aula invertida”, com o intuito de driblar parte das dificuldades encontradas mundialmente no âmbito da educação. E para melhor avaliarmos as consequências e as opiniões dos alunos acerca desses métodos, foi realizado um formulário com perguntas a fim de pedir suas opiniões acerca de alguns pontos inovadores da disciplina. As perguntas foram “O que acharam da disciplina optativa por EAD?”; “O foco durante as aulas foi melhor do que presencialmente?”; “O processo de ensino-aprendizagem ficou melhor consolidado com o ensino à distância?”; “O fornecimento de fontes de estudo antes das aulas contribuiu para seu aprendizado?”; “Qual sua opinião acerca das discussões de casos e artigos científicos feitas após as aulas?”; “Qual sua opinião sobre o método de avaliação ser uma prova realizada na sexta-feira, último dia da disciplina?”; “Esse método de avaliação, juntamente com as fontes de estudos fornecidas e o EAD, contribuíram para o seu aprendizado?”; e “O que você achou da disciplina de cirurgia da mão?”. O resultado demonstrado pelos alunos foi bastante animador no que tange à possibilidade de, mesmo à distância, promover um ensino de qualidade e atestou que ainda há muito a ser feito nesse âmbito com o fito de otimizar ainda mais o aprendizado dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência