PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE TERMODINÂMICA E FUNDAMENTOS DE PROCESSOS NA ENGENHARIA DE ALIMENTOS QUANTO À INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM NA MODALIDADE REMOTA
Resumo
O processo ensino-aprendizagem está passando por diversas mudanças e, no atual cenário da pandemia, o ensino remoto surgiu como uma maneira de conectar alunos, professores e monitores através das ferramentas digitais. Tais ferramentas tem o objetivo de transmitir o conhecimento e permitir que o aluno tenha maior autonomia em relação ao próprio aprendizado. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos alunos da disciplina de Termodinâmica e Fundamentos de Processos na Engenharia de Alimentos quanto ao uso das ferramentas digitais no aprendizado, levando em consideração a interação com o professor e o monitor. O ensino remoto foi feito através de vídeo-aulas, textos digitais, formulários digitais utilizando-se da plataforma SIGGA, aplicativo WhatsApp e Google. Os dados foram coletados por meio de um questionário utilizando o Google Formulários. Foi proposto para 54 alunos matriculados na disciplina em 2020.1, os quais puderam enviar suas respostas através do aplicativo WhatsApp, e-mail e Instagram. Do total, 92,6% responderam ao questionário e, a partir das respostas, foram gerados gráficos e os resultados analisados quantitativamente. Observou-se que 88,9% da turma concorda totalmente com a metodologia utilizada pelo professor, e que a mesma foi satisfatória para o aprendizado. Verificou-se que 71,7% dos alunos precisaram do auxílio do monitor em algum momento, entre os quais 86,8% disseram-se totalmente satisfeitos com a assistência e 58,5% concordam totalmente que a interação com o monitor foi importante para o aprendizado. Em relação à comunicação, 92,5% concordam totalmente que o grupo criado no aplicativo WhatsApp foi importante e 69,8% concorda totalmente que o contato com o monitor através desta rede social foi suficiente para sanar as dúvidas. Logo, conclui-se que, para a maioria da turma, o formato adotado na disciplina remota não atrapalhou o aprendizado e a interação com o professor e o monitor da disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.