PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 4š SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA ACERCA DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA SOBRE ANTIBIÓTICOS

Autores

  • Emanuel Carneiro de Vasconcelos
  • Andreza Ribeiro Pinho
  • Sophia de Oliveira Martins
  • Bernardo Chaves Lima
  • Pedro Eduardo Andrade de Carvalho Gomes
  • Ana Rosa Pinto Quidute

Resumo

INTRODUÇÃO: Os alunos do 4º semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará cursam a disciplina de farmacologia clínica, que tem como objetivo tratar dos principais fármacos utilizados por médicos generalistas. Além dos docentes, o módulo conta com o apoio de monitores do Programa de Iniciação à Docência em Farmacologia Clínica. OBJETIVOS: Avaliar a satisfação dos alunos com as atividades de monitoria acerca do tema “antibióticos” e sua percepção sobre a contribuição de cada etapa para seu aprendizado. METODOLOGIA: Após a aula teórica do módulo sobre antibióticos, foi passado aos alunos um pré-teste sobre esse tema. Após todos responderem, foi realizada uma monitoria teórica também sobre o tema, seguida de um pós-teste semelhante ao anterior. Por fim, foi realizada uma monitoria de revisão sobre o questionário, em que o monitor discutiu cada questão com os alunos. O aproveitamento dos alunos foi avaliado pelo nível 1 do Sistema de Avaliação de Formação Kirkpatrick, por um formulário via GoogleForms, em que eles classificaram a importância para seu aprendizado de cada etapa da monitoria. RESULTADOS: O formulário foi respondido por 30 alunos. Destes, 50% classificaram as atividades em questão como “muito bom”. Mais da metade considerou as etapas de realização do pré e pós-teste, monitoria teórica e atividade de correção como “muito importantes” para seu aprendizado. Ademais, 46,7% dos alunos consideraram a parte de “classificação” como a maior dificuldade no aprendizado da farmacologia dos antibióticos. CONCLUSÃO: É importante a realização de atividades de monitoria paralelas às curriculares no módulo de farmacologia clínica, tendo em vista sua importância para o aprendizado dos alunos. A metodologia utilizada, considerada satisfatória pelos discentes, pode ser reproduzida posteriormente. Ademais, deve-se tomar um cuidado especial com a parte de classificação dos antibióticos, tendo em vista a maior dificuldade apresentada pela turma com esse tema.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência