PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA ACERCA DAS PRÁTICAS DE HEMATOLOGIA CLÍNICA.
Resumo
Hematologia Clínica é a disciplina que aborda no seu conteúdo teórico e prático o estudo das células sanguíneas periférica (hemácias, leucócitos e plaquetas), associado as doenças hematológicas (anemias, leucemias, coagulopatias). Através das aulas práticas, os alunos adquirem habilidades nos testes hematológicos, bem como na sua interpretação, tornando-os aptos a laudar o hemograma completo. Portanto, a disciplina requer a participação de monitores que auxiliam os professores nessa tarefa tão específica. Como objetivo, procurou-se avaliar a percepção dos alunos sobre as aulas práticas da disciplina hematologia clínica. Aos alunos do curso de Farmácia que haviam concluíram a disciplina foi aplicado um formulário eletrônico sobre a relevância dos monitores, os materiais utilizados e a qualidade das aulas práticas utilizando a escala Likert. Um total de 55 alunos responderam o questionário. Como resultado, obteve-se que 37 (67,3%)concordam totalmente que a quantidade de monitores é suficiente para o número de alunos. Quanto ao hemograma, 22 (40%) responderam que a quantidade de distensões sanguíneas utilizadas na prática é suficiente. Em relação a avaliação da qualidade da hematoscopia (microscopia óptica), 26 (47,3%) consideram parcialmente que é possível distinguir a morfologia das células. Para 34 (61,8%), os casos clínicos associados com as aulas práticas melhoram a assimilação do conteúdo. Ademais, 40 (72,7%)concordam totalmente que a redução no número de alunos nas aulas práticas foi um ponto positivo para melhor assimilação dos exames. Ao final da disciplina, 30 (54,5%) concordam parcialmente que estão aptos para laudar um hemograma após o término da disciplina. Concluiu-se que os alunos demonstraram uma boa percepção sobre as praticas na referida disciplina e que os monitores exercem um papel importante nesse processo de aprendizado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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