PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA SOBRE O USO DE FORMULÁRIOS NO ENSINO EAD DE HISTOLOGIA HUMANA
Resumo
O retorno virtualmente dos cursos da saúde se utilizou de ferramentas, antes pouco ou não exploradas como método de ensino. O distanciamento social imposto como medida preventiva modificou a estrutura habitual das aulas de histologia. O modelo teórico-prático, no qual o aluno tinha acesso as lâminas e o microscópio durante as apresentações foi substituído por aulas expositivas com utilização de microscópios virtuais. O objetivo do presente projeto é analisar a concepção dos alunos do curso de fisioterapia sobre o uso de formulários na disciplina de Histologia Humana. Para estimular os alunos a reverem o conteúdo e as lâminas, semanalmente, era aplicado um formulário, elaborado na plataforma Google Forms, sobre o tópico visto. Ao final do semestre, foi desenvolvido um questionário para avaliar essas atividades, o qual continha perguntas acerca da estratégia de aplicação e do conteúdo presentes nas tarefas. Foi coletado 20 respostas, nas quais 85% dos estudantes revelaram ter uma percepção plenamente positiva sobre o uso dessa ferramenta e 95% dos alunos apontaram que os formulários contribuíram muito com o aprendizado. No entanto, algumas questões foram levantadas, 15% descreveram o tempo disponível para resolução como parcialmente excessivo e 30% informaram que o nível das questões era acima das aulas e avaliações. Como conclusão, se nota que a ferramenta foi efetiva, de acordo com o discernimento dos alunos, para proporcionar aquisição do conhecimento, gerando uma percepção positiva na maioria dos estudantes, entretanto, é necessário ainda maior refinamento na metodologia de aplicação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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