PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO MÓDULO DE GINECOLOGIA SOBRE A AVALIAÇÃO EM “QUIZZES” ONLINE APÓS A MINISTRAÇÃO DA AULA TEÓRICA
Resumo
INTRODUÇÃO: Devido à situação pandêmica atual, novas formas de avaliação, como os quizzes online, foram implementadas com o objetivo de minimizar as perdas de aprendizagem durante esse período. OBJETIVO: Analisar a percepção dos alunos sobre a avaliação em quizzes online após a aula teórica remota, assim como listar quaisquer dificuldades enfrentadas nesse período. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, em que foram aplicadas 6 perguntas por meio de um formulário online para os alunos do módulo de Ginecologia.1)Como você avalia o seu aprendizado nesse modelo em que a avaliação é aplicada logo após a aula teórica? (Ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo); 2)Comente; 3)Você teve algum problema na realização dos quizzes relacionado à infraestrutura?; 4)Qual método de avaliação você elege como mais efetivo?(quiz após cada aula sobre o tema ministrado ou prova abrangendo vários temas); 5)Comente; 6)Em relação à forma de aplicação das avaliações, você prefere remota ou presencial? Comente. RESULTADOS: A maioria dos participantes classificou como “bom” o aprendizado com os quizzes. Muitos listaram que favorece a fixação do conteúdo e que estimula a atenção durante as aulas. Entretanto, alguns alegam que o método não reforça a memória a longo prazo. A extensão do prazo para o envio dos quizzes foi uma sugestão constante, visando ter mais tempo para aprofundar o assunto. Sobre a questão 3, apenas queda na conexão da internet foi citado. A maior parte dos participantes respondeu que prefere a avaliação na forma de quiz, com o benefício de favorecer não acumular conteúdo. Já dos participantes que preferem prova, as justificativas foram que revisar todo o conteúdo é mais efetivo, que o contato com o tema em mais de um momento estimula a memorização e que, no caso do quiz, quem faltar à aula acaba sendo prejudicado. A respeito da questão 6, grande parte optou por avaliações remotas. CONCLUSÃO: Em geral, a avaliação em quizzes mostrou-se efetiva para a aprendizagem.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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