PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO APRENDIZADO NOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO PRESENCIAL E REMOTO EM DISCIPLINA DO CURSO DE MEDICINA DA UFC

Autores

  • Luiz Matheus Ferreira Brito
  • Mariana Salles Ballalai
  • José Levi Tavares Cavalcante
  • Emanuel Cintra Austregésilo Bezerra
  • Rayssa Rogéria da Silva Frota
  • Conceicao Aparecida Dornelas

Resumo

O Ensino à Distância tornou-se a principal ferramenta diante da pandemia do COVID-19. Assim, muitas foram as mudanças no modo de ensinar, aprender e avaliar, sendo necessário o uso de métodos alternativos de avaliação. Objetivou-se analisar o a percepção dos alunos em relação ao aprendizado, bem como vantagens e desvantagens de dois métodos de avaliação utilizados no módulo de Processos Patológicos Gerais no curso de Medicina na transição normal/pandemia. Foi aplicado um questionário eletrônico, abordando quantitativamente sobre o aprendizado geral e fixação de conteúdos e qualitativamente sobre as vantagens e desvantagens dos métodos. Responderam 19 alunos. Destes 68,4% consideraram o método de avaliação presencial o método que melhor consolidou o aprendizado geral, com nota média de 8,4 contra 8,0 do método à distância. Quanto às vantagens, a presencial ofereceu uma justa e melhor abordagem dos conteúdos. Por outro lado, à distância levou a melhor fixação de conteúdos, embora este tenha sido focado em apenas uma parte destes, deixando de lado os demais temas, o que caracteriza uma desvantagem do método. A desvantagem do presencial foram pressão e nervosismo de uma avaliação sem consulta. Na avaliação quantitativa, o método presencial superou o método à distância. Na percepção dos alunos, a avaliação presencial foi mais justa e mais abrangente, embora mais superficial e gerando maior estresse.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência