PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO À DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Resumo
Em meio à pandemia e à impossibilidade de haver monitorias presenciais, as monitorias da disciplina de Pediatria foram realizadas todas de maneira remota, com uma metodologia ativa e passiva. Após o término do módulo, os alunos responderam a questionários online sobre sua opinião quanto à metodologia utilizada. Objetivos: retratar e analisar o nível de aceitação dos alunos a uma metodologia ativa em meio a um contexto de diminuição do contato social. Metodologia: Questionários online foram disponibilizados aos alunos no grupo de WhatsApp com os monitores. Havia 4 perguntas fechadas: “Você acredita que a atuação dos monitores ajudou em seu desempenho no módulo de pediatria?”; “Se a resposta à pergunta anterior for sim, como você acha que a monitoria foi útil ao seu desempenho?”; “Você acha que a abordagemcom casos clínicos/questões de residência foi positiva para seus estudos?”; “Você acredita que as aulas assíncronas facilitaram sua revisão?”; e 4 abertas: “Sobre o conteúdo abordado, você tem algum comentário a adicionar?”; “sobre a foram de abordagem, você tem algum comentário a adicionar?”; “Sobre a presença dos monitores durante o módulo, você tem algum comentário a adicionar?”; “Espaço livre para outras sugestões, críticas e comentários”. Resultados: A porcentagem de respostas “sim” para cada pergunta fechada foi, em ordem: 72,5%; média de 3,46 numa nota de 1 a 5 para a segunda pergunta; 87,5% e 94,1%. Nas perguntas abertas houve elogios quanto ao esforço dos monitores, à qualidade do conteúdo abordado e à capacidade de abordagem sucinta nas gravações de resolução de questão. Críticas foram feitas quanto ao fato de os vídeos terem sido disponibilizadas próximos à prova e sugestões foram feitas para serem enviados mais questionários durante o módulo. Portanto, o resultado das monitorias foi positivo ao rendimento dos alunos, principalmente com base nas perguntas fechadas. Discutimos as críticas e traçamos melhorias para 2021.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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