PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPLEMENTÇÃO DE MONITORIAS REMOTAS BASEADAS NA RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA APLICADA À ODONTOLOGIA

Autores

  • Mickael Jonathan Gouveia de Franca
  • Bianca Palhano Toscano Leite
  • Francisco César Monteiro Chaves Filho
  • Pedro Henrique Moreira Lima
  • Cristiane Sa Roriz Fonteles

Resumo

Introdução: A aprendizagem se desenvolve a partir de diversos meios, uma vez que existem múltiplas técnicas de ensino e aquisição de conhecimento. No contexto das ciências da saúde, a efetivação do conhecimento obtido em aulas e em estudos autônomos resulta na assimilação entre o conhecimento obtido e a vida clínica prática. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos sobre a implementação das monitorias remotas baseadas na resolução de casos clínicos na disciplina de Farmacologia Clínica. Metodologia: Foram montados casos clínicos referentes a conteúdos programáticos desenvolvidos na disciplina. Dessa forma, os alunos tinham tempo hábil assíncrono para que pudessem resolver, questionar, bem como tirar dúvidas num momento síncrono com o monitor posteriormente. Com o intuito de avaliar esse método de aprendizagem, elaborou-se questionário via formulário google, tendo as redes sociais por veículo de difusão. O questionário apresentou perguntas que envolviam uma autoavaliação técnica e psicológica dos alunos quanto ao desempenho na resolutividade dos casos clínicos, além da qualidade das monitorias e efetividade do método de aprendizagem baseado em casos clínicos. Resultados: Observou-se que mais de 50% dos alunos consideraram seus desempenhos excelentes. 62,1% dos estudantes afirmaram estar inseguros previamente à resolução dos casos clínicos. Já posteriormente, 55,2% afirmaram estar tranquilos quanto à prescrição medicamentosa dos fármacos. 100% dos alunos afirmaram estar satisfeitos quanto à atenção e disponibilidade do monitor. Por fim, 86,2% dos alunos demonstraram acreditar que os casos clínicos foram essenciais para a qualidade da disciplina. Conclusão: Conclui-se que, apesar da insegurança e falta de tranquilidade passageiras por parte dos alunos, a implementação de monitorias remotas baseadas na resolução de casos clínicos foi essencial para a qualidade de ensino na disciplina de Farmacologia Clínica Aplicada à Odontologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência