PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O APRENDIZADO NO MÓDULO DE ABS 5 DO RN NO CONTEXTO DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD)
Resumo
Introdução: O módulo de ABS 5 do RN aborda conhecimentos da área de neonatologia que são imprescindíveis para a formação médica, de acordo com 95,5% dos alunos que estiveram no módulo. Diante da pandemia, o módulo de ABS5 do RN utilizou-se do método de Ensino à Distância (EaD), e, então, se faz necessário compreender o impacto desse novo formato no aprendizado dos conhecimentos do módulo pela perspectiva dos alunos. Objetivos: Compreender a percepção dos alunos sobre o impacto do EaD no aprendizado no módulo de ABS5 do RN. Metodologia: Aplicado questionário com 7 perguntas para os alunos que estavam no 5º semestre de medicina no ano de 2020. Resultados: 81.8% dos alunos acredita que o EaD no módulo de ABS 5 do RN pode ser aplicado nos próximos semestres ,se for usado para aulas teóricas e complementado com práticas presenciais, sem prejuízo do aprendizado. 90,9% apontou como ponto positivo do EaD a possibilidade de gravar as aulas e disponibilizar para assistir posteriormente e 86,4% aprontou como ponto negativo não suprir a complexidade das aulas práticas como o ensino presencial para fixar o aprendizado. 59.1% prefere a metodologia das vídeo-aulas gravadas no modelo tradicional de ensino. 72.7% teve suas expectativas em parte atendidas quanto ao aprendizado no módulo de ABS5 do RN no contexto do EaD. Conclusão: O aprendizado no módulo de abs5 do RN no contexto do EaD é possível na percepção dos alunos quando é utilizada a metodologia de videoaulas gravadas para conteúdo teórico, visto que as aulas práticas presenciais são imprescindíveis. Portanto, apesar de apresentar pontos positivos e negativos que podem interferir bastante no aprendizado, o EaD pode ser um grande aliado, na percepção dos alunos, se fazendo necessário o equilíbrio desses pontos na tentativa de adequá-lo as demandas dos estudantes e do conteúdo abordado no módulo, buscando sempre a disseminação e fixação do conhecimento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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