PERCEPÇÃO DOS DISCENTES ACERCA DA ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO ATIVO DURANTE MONITORIA NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Lara Figueiredo Vasconcelos
  • Débora Rodrigues de Morais
  • Juliana Freire Chagas Vinhote

Resumo

Introdução: O módulo de Vivências em Fisioterapia III precisou passar por uma série de mudanças durante o ano de 2020, sendo adaptado para o ensino remoto de forma que todo o conteúdo fosse produzido e disponibilizado online. Dessa forma, a monitoria precisou também ser reformulada para o formato de Ensino à Distância (EAD). O material continha três questionários sobre Avaliação Cinesiológica Funcional (criança, adulto e idoso) e o Uso de Recursos Eletrotermofotobiológicos na Fisioterapia Ambulatorial e dois resumos sobre Baropodometria e Fisioterapia Respiratória em Ambiente Ambulatorial (criança, adulto e idoso). Objetivo: Avaliar a percepção dos discentes em relação ao material disponibilizado em monitoria para o seu aprendizado no módulo. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, tendo como amostra os alunos matriculados no módulo de VF III do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados por formulário no Google Forms com 6 perguntas que abordavam o uso do material, bem como a satisfação e o aprendizado. Resultados: Das respostas obtidas, foi observado que todos os alunos fizeram o uso, em sua maioria entre 75% e 90% das vezes, obtendo satisfação com o material proposto. Ademais, pela percepção dos discentes, a leitura, a resolução dos questionários e o apoio das monitoras após cada aula remota contribuiu no aprendizado ativo. Conclusão: Após a análise das respostas do formulário e da percepção dos discentes, é nítida a importância das estratégias remotas empregadas no módulo de Vivências em Fisioterapia III para a facilitação do processo de aprendizado durante esse ano. Esses resultados dão base para continuar com a mesma metodologia para o módulo seguinte de Vivências em Fisioterapia IV, já que os discentes se adaptaram e obtiveram bons resultados com o material.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência