PERCEPÇÃO DOS DISCENTES ACERCA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES VIVENCIADAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA DISCIPLINA DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

Autores

  • Pedro Alves de Souza Neto
  • Camila de Oliveira Lôbo
  • Caio Diógenes Mendonça de Mattos Brito Góes
  • Lowhanna Kellen Arruda de Vasconcelos Saraiva
  • Davi Andrade Mendes
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumo

Diante da pandemia causada pelo COVID-19, houve uma migração temporária do ambiente educativo presencial para o virtual. Nesse sentido, o ensino remoto emergencial possibilitou a continuação das atividades acadêmicas sem o contato presencial, assegurando a proteção dos estudantes, docentes e colaboradores por meio do isolamento social. Entretanto, algumas fragilidades tornaram-se evidentes e à medida que elas aumentavam, a satisfação dos alunos diminuía e, consequentemente, a participação desses durante as atividades remotas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção dos acadêmicos acerca das principais dificuldades vivenciadas no ensino remoto no decorrer da disciplina. A metodologia consistiu em uma pesquisa de opinião por meio do aplicativo Google Forms, durante o mês de dezembro de 2020, com os discentes da disciplina. Os resultados apontaram que 31,6% classificaram como regular a qualidade da rede de internet da residência, assim como o ambiente de estudo disponível; 42,1 % julgaram como muito bom o equipamento digital utilizado durante as atividades e a aptidão para manusear o ambiente virtual da disciplina; 36,8% qualificaram como bom a adaptação ao novo método e ao desenvolvimento da autonomia para construção do conhecimento. Conclui-se que as tecnologias são aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, mas deve-se destacar as principais dificuldades e desafios enfrentados pelos envolvidos, sendo aqui apontadas a qualidade da rede de internet e o ambiente domiciliar que o acadêmico dispõe. Com relação aos recursos tecnológicos, como notebook e tablet, e à plataforma de ensino não representaram obstáculos para a maioria dos discentes, assim como houve uma construção e condição de autonomia pelos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência