PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES ACERCA DAS MONITORIAS DE REVISÃO E SEU FORMATO ASSÍNCRONO
Resumo
Introdução: No contexto de desafios e dificuldades presentes na atualidade, novas formas de ensino devem ser buscadas e aperfeiçoadas, visando que melhor o aprendizado possível seja ofertado aos alunos. Nesse cenário, métodos de ensino remoto emergiram, destacando-se metodologias assíncronas (envio de vídeos, slides e materiais complementares). Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes de Medicina cursando a cadeira de nutrologia acerca das monitorias de revisão, elaboradas pelos monitores, e seu formato remoto assíncrono. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com acadêmicos de Medicina cursando o 6º (sexto) semestre no período 2020.1. Os estudantes (N=25) responderam a um formulário eletrônico contendo 6 perguntas objetivas a respeito da efetividade das monitorias (vídeos e slides) e seu formato assíncrono. Resultado: Todos os estudantes avaliaram as monitorias de revisão com notas acima de 3 (escala 1-5), tendo 56% e 64% dos mesmos avaliado com nota máxima a atuação das monitorias no aprendizado do módulo e no bom desempenho em avaliações respectivamente. 96% considerou vantajoso o formato assíncrono escolhido, referindo os seguintes benefícios como principais motivos: Assistir em tempo oportuno (96%), possibilidade de reassistir os vídeos (88%), oportunidade de modificar a velocidade de reprodução (84%) e maior acessibilidade no quesito técnico, como menor consumo de dados de rede (56%). Dentre as desvantagens, foram apontadas: Procrastinação pela inexistência de um horário fixo (60%), Dificuldade para sanar dúvidas (36%) e falta de engajamento coletivo da turma (32%). 24% não referiu desvantagens significativas. Conclusão: Portanto, constata-se que as monitorias de revisão são um método de ensino válido e seu formato assíncrono é bem aceito pelos estudantes, devendo ser fomentado e otimizado. A associação com métodos síncronos e o estabelecimento de fóruns tira-dúvidas podem ser alternativas para esmaecer as desvantagens referidas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.