PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES ACERCA DO MODELO DE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Ana Beatriz de Araujo Cabral
  • Jônatas da Silva Franco
  • Matheus Chaves Vieira da Costa
  • Debora Castelo Branco de Souza Collares Maia

Resumo

Em 2020, o cenário mundial de pandemia e as medidas sanitárias adotadas para superá-lo demandaram uma mudança urgente nas formas de ensino e aprendizado, de forma que as atividades acadêmicas passaram a ser feitas remotamente, um verdadeiro desafio para professores e alunos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a experiência dos alunos e se a modalidade de ensino a distância foi eficiente em substituir a presencial. Para isso, foi elaborado um formulário online, com cinco perguntas objetivas e uma subjetiva, respondido pelos alunos dos cursos de enfermagem e odontologia que cursaram o 3º semestre no período correspondente a 2020.1. Ao todo, 29 alunos responderam o formulário (15 de odontologia e 14 de enfermagem), 17 alunos (56,8%) avaliaram sua adaptação ao EAD como difícil ou muito difícil, 20 (69%) julgam que seu aprendizado foi pior ou muito pior quando comparado ao ensino presencial, 24 (82,8%) acreditam que as capacitações promovidas pela universidade foram fundamentais para a instituição do EAD, 14 alunos acreditam que o ensino online pode ser uma ferramenta benéfica para a difusão do ensino e 11 discordam, 17 declararam estar insatisfeitos em algum grau com a modalidade a distância. Por fim, quando perguntados sobre sugestões para melhoria do EAD, 16 alunos disseram não ter sugestões a dar e, entre as respostas positivas, 5 pediam maior flexibilidade e compreensão dos professores, 8 sugeriam alterações nas aulas e nas atividades para que fossem mais interativas e diretas. Com esse trabalho, conclui-se que a necessidade da implementação rápida de um sistema de ensino pouco conhecido por discentes e docentes prejudicou a sua eficácia, mas é uma ferramenta válida, e certamente ainda necessária, que se construída em parceria com o corpo estudantil pode ser mais bem aproveitada por todos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência