“PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA SOBRE O USO DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA MÉDICA”

Autores

  • Isadora Maria Praciano Lopes
  • Lucas de Menezes Galvão
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

Introdução: O curso de Medicina necessita de uma grande carga horária de atividades práticas e a disciplina de Semiologia Médica (SM) situa-se como uma das mais essenciais, pois ensina aos alunos como interagir com pacientes, coletar informações e raciocinar clinicamente. Desse modo, questionou-se como o Ensino à Distância (EaD), usado durante a pandemia de COVID-19 no ano de 2020, poderia ajudar e prejudicar o aprendizado médico da Semiologia. Método: Foi aplicado um questionário online com 8 perguntas objetivas e subjetivas sobre o uso do EaD como ferramenta de ensino da SM para uma turma do 4º semestre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Resultados: Um total de 18 respostas foram obtidas até o momento. Dessas respostas, 100% dos alunos concordaram que para o aprendizado da SM é essencial e insubstituível o contato com os pacientes reais durante as aulas e 100% deles discordaram que o uso de EaD pode substituir as aulas práticas de SM. Quando questionados se o uso de EaD é uma ferramenta essencial para o ensino da SM 66,6% dos alunos discordaram, 16,7% foram indiferentes e 16,7% concordaram parcialmente. Sobre a frase "O EaD é uma ferramenta complementar às aulas práticas de SM e deveria continuar a ser usado.” 66,7% dos alunos concordaram, 11% foram indiferentes e 22,3% discordaram. Ao serem perguntados se as monitorias de SM por via de EaD podem substituir as monitorias práticas 83,3% discordaram. Por fim, 88,8% dos alunos disseram que o uso de EaD foi prejudicial ao aprendizado da SM. Um dos alunos apontou que "A redução da quantidade de aulas práticas (devido à pandemia) gerou um prejuízo na consolidação do conhecimento semiológico. Em relação às aulas teóricas, as dificuldades de adaptação ao EaD … foram aspectos que prejudicaram a aprendizagem da semiologia.” Conclusão: Pode-se concluir que o uso do EaD na SM foi encarado como prejudicial pela maioria dos alunos, mas que como ferramenta complementar deveria continuar a ser utilizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência