PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ANÁLISES TOXICOLÓGICAS A RESPEITO DAS ATIVIDADES HÍBRIDAS DE ENSINO
Resumo
Com a implementação das medidas protetivas contra COVID-19, o curso de Farmácia implementou, no final do período 2020.1, o modelo híbrido de ensino, com atividades teóricas remotas e práticas presenciais. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar as percepções e expectativas dos alunos matriculados na disciplina em 2020.2, para otimizar as atividades e metodologias didáticas programadas. Para isso, foi aplicado um questionário via Google Forms utilizando a escala Likert, constituído de 5 perguntas sobre experiências vividas previamente e 2 quanto às expectativas com a disciplina em questão. Os alunos receberam o link via Google Classroom e WhatsApp, estando disponível para ser respondida entre os dias 1 e 8 de dezembro. Do total de 36 alunos, 55,5% responderam ao questionário. Destes, 85% afirmaram preferir aulas assíncronas. Sobre as experiências que tiveram em disciplinas anteriores, 40% declarou não ter se adaptado bem ao modelo híbrido. Entretanto, as respostas seguintes indicam que atividades assíncronas auxiliaram na consolidação do aprendizado, podendo essa ser uma estratégia importante para promover o aprendizado nessas circunstâncias atípicas. Em relação à disponibilidade de conexão com a internet, 60% tiveram problemas, e 15% não voltaram para aulas síncronas após problemas de conexão. Em contraste, 69,2% afirmaram buscar formas de recuperar o conteúdo perdido mesmo quando ausentes nas atividades síncronas. Quando questionados sobre às expectativas com a disciplina de Análises Toxicológicas, as respostas foram positivas, acreditando que as atividades assíncronas irão complementar as atividades e que terão facilidade de acesso ao professor e aos monitores. De acordo com o que foi observado nas respostas, as atividades serão ajustadas para melhor atender às necessidades da turma até que as atividades presenciais voltem completamente.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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